Direitos Humanos

CPI do Desaparecimento de Crianças vai ouvir Interpol

28/10/2009 - 17:52  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre Desaparecimento de Crianças e Adolescentes vai realizar audiência pública com o chefe da Interpol no Brasil, delegado da Polícia Federal Jorge Pontes, para obter esclarecimentos sobre a atuação da instituição sobre os fatos investigados pela comissão.

As audiências aprovadas pela CPI nesta terça-feira (27) foram propostas pelos deputados Andreia Zito (PSDB-RJ) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), mas ainda não foi definida a data do debate.

Os parlamentares também querem ouvir o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Hélio Cardoso Derenne; e o secretário da Secretaria de Estado Social e Transferência de Renda (Sedest), João Oliveira; sobre os desaparecimentos.

Tráfico de órgãos
Andreia Zito apontou o tráfico de órgãos humanos e a adoção internacional ilegal como possíveis causas do desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. Para ela, conhecer as informações sobre o assunto, além da atuação da Polícia Rodoviária Federal, "são fundamentais para a compreensão do problema e apresentação de soluções".

Macris lembrou que a Sedest mantém um serviço de prevenção e atenção aos casos de crianças e adolescentes desaparecidos no Distrito Federal. "Além de conhecer as ações e dificuldades, será interessante conhecer as causas, consequências e responsáveis pelos problemas".

Notícias relacionadas:
Movimento defende órgão oficial para investigar desaparecimentos
CPI sobre desaparecimento de crianças elege vice-presidentes
Câmara instala CPI sobre desaparecimento de crianças

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.